sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Inclusão

Inclusão é um tema fascinante, aviso aos navegantes: vicia, depois de gostar, não se abandona mais.
Eu fui apresentada a este novo mundo pelas mãos de fada da Prof.ª Andréa Sonza - hoje doutora em acessibilidade na Web - em 2005, desde lá só tem aumentado meu amor pela causa.
Neste tempo todo pude desfazer certos mitos, como que pessoas com deficiência são coitadinhos, "lá vai o ceguinho", "coitado é doidinho", todos os inhos são horrendos. Ou então se pinta uma imagem de super heróis, algo que não engloba toda a classe, apenas alguns conseguem superar tudos e todos e aparecer na grande mídia.
A maioria das pessoas com deficiência são como nós (pessoas sem deficiência aparente), acordam, passam o dia enfrentando várias dificuldades e voltam pra casa no fim do dia.
Querem ter meios para uma vida digna!
O que é ter meio para uma vida digna e produtiva?
- É ser acolhido com respeito na rede escolar;
- É ser assistido pelo Estado, se necessário;
- É ter direito a laboralidade, com um ambiente de trabalho acessível e e suas individualidades respeitadas;
- É ter direito a livre locomoção, com espaços onde todos possam frequentar; etc.
É utópico esse pensamento?
Acredito com muita fé que não, acredito sim ser um processo histórico, hoje construímos um amanhã mais acessível, e um dia não precisaremos discutir Inclusão, pois ela será a realidade.
Vejo uma sociedade onde os prédios terão rampas e elevadores, onde as os jardins de infância tenham crianças conversando atraves da LIBRAS, correndo com cadeirantes, tateando os espaços com os coleguinhas cegos.
Enfim, pinto um belo quadro e gostaria muito que ele fosse exposto em breve, espero estar viva pra ver isso acontecer e desde já contribuir com meus conhecimentos e esforços.
Pense Inclusivo, pense em Educar para a Convivência.
Comece pela mudança do seu olhar, olhe o outro como igual na sua diferança!
E no caso de encontrar uma pessoa com deficiência pergunte: "Posso ajudar?" Ele lhe dirá se preciso for e a melhor forma de ajudá-lo.
Abraços inclusivos!!!!!

Nenhum comentário: