domingo, 11 de julho de 2010

Organizei e não enlouqueci

Meus pais completaram 25 anos de casados dia 6 de julho e hoje, dia 11 de julho, fizemos um almoço para comemorar.
Não tinhamos planos de fazer festa, mas a idéia começou com um churrasco em casa e uma benção do Pastor Sergio na igreja e evoluiu até um almoço num restaurante com direito a cerimonial e troca de alianças.
Contamos com a presença de 80 pessoas, entre familiares e amigos.

A decoração ficou por minha conta.
Os arranjos de mesas foram inspirados por este:

Fiz alumas adaptações, usei três tipos de copos, e a flor escolhida foi a Astromélia e invés de feijão carioca eu usei semente de trigo (tem significado de prosperidade).

No teto foram colocados arranjs de balões: - 4 transparentes com estrelas e no meio um prata, com fitilho prata.

Coloquei cartazes com fotos de antes de se conhecerem, do namoro, em família e com os filhos.

Para a lembrancinha, fiz dois modelos com imã.

E escrevi um texto, o qual foi extremamente difícil ler pra todo mundo, já estava super emocionada com o cerimonial e quando comecei a ler emoção a flor da pele. Segue o texto.


Bodas de Prata de Leonilda e Sergio Froes

Data do Casamento: 6 de Julho de 1985
Hoje dia 11 de Julho de 2010 nos reunimos aqui para celebrar os 25 anos de união deste casal, por acaso meus pais, pois eles são muito importantes para nós e sei que eles têm lugar em vossos corações.
Eu e o Arthur gostaríamos de agradecer em primeiro lugar a Deus, pois sem Ele temos a plena certeza que não estaríamos aqui hoje juntos. Foi a Deus que pudemos confiar nossas angústias, os nossos problemas e a Ele dedicamos nossas conquistas como família.
Agradecemos a presença de todos que se dispuseram a estar conosco hoje, e também aqueles que não puderam, mas admiram este casal e principalmente a todos que oram por nós.
Um agradecimento especial é para nossa amada avó, dona Diva, a qual sempre que possível acompanhou a trajetória dos meus pais e quando pode sempre nos ajudou com conselhos, abrigo, carinhos e doces.
Também queremos agradecer a todos os familiares e amigos que tornaram possível a realização desta comemoração. Assim como o Pastor Adolfo, que acompanhou nossa trajetória e o Pastor Sergio, por sua dedicação e disposição que tem demonstrado por nossa família.

Finalizados os agradecimentos, falemos do casal Leonilda e Sergio, motivo pelo qual estamos reunidos.
Tenho uma história pra lhes contar, não se trata de um conto de fadas, pois não há cavalos brancos, sapatinhos de cristal e nem bruxa má. Mas se trata da história de um amor possível.
Tanto meu pai quanto minha mãe vem de famílias numerosas, são dos filhos mais velhos, de família humilde e moravam no interior, perto da onde Judas perdeu as meias...
Eles se viram pela primeira vez em um baile, a mãe jura que não lembra depois se reencontraram na cidade, o pai abordou a mãe na saída da escola.
Começaram a namorar, e duas coisas marcantes desta fase é o dia em que o Sr. Sergio foi apresentado aos Minusso, dizem que ele teve uma grande dor de barriga neste dia e a outra é o famoso corcel azul, que a mãe teve que empurrar várias vezes.
Quando casaram a mãe tinha 17 anos e o pai 21, foram morar na linha São João com meus avós paternos.
Algum tempo depois resolveram se mudar pro Mato Grosso e trabalhar em fazenda de soja, a mãe viajou grávida e aos 9 dias do mês de janeiro de 1988 eu – Jéssica - nasci, após 7 horas de trabalho de parto, na Cidade de Primavera do Leste.
Vivemos no Mato Grosso até 1993 e nos mudamos pra Vitória das Missões, e lá ficamos um ano.
E em 1994 nos mudamos para Bento Gonçalves, num dos invernos mais rigorosos de todos os tempos. A adaptação foi muito difícil, mas eles trabalharam duro. Aos poucos os outros irmãos Minusso vieram pra gringolândia e já não estávamos mais sozinhos.
Dividimos por um tempo uma casa com o Chico e sua família, foi um período de bênçãos, pois precisávamos uns dos outros e neste tempo podemos fortalecer nossos laços.
A descoberta da lesão no coração da minha mãe foi um grande impacto, mas ela continuou vivendo normalmente. Até que em 1998 fomos presenteados com a notícia que ela esta estava grávida. Houve o temor de o coração dela não agüentar bater por dois, mas com o apoio dos familiares e a benção de Deus, ela pode levar até o fim.
E aos 8 dias do mês de janeiro de 1999, nasceu Arthur Samuel Froes, as 14h de parto cesariano. Foi meu presente de 11 anos.
A partir daí houveram algumas conquistas materiais, assim como perdas. E com o passar dos anos fomos nos unindo e tentando permanecer assim.
E a prova de fogo foi a cirurgia cardíaca que a mãe foi submetida em 2008, este evento mexeu com todos nós, pois ali tivemos o risco eminente da perda desse maravilhoso ser que é a minha mãe. Mas com o apoio de uma ótima equipe médica, tanto de Bento como de Caxias - como a Geórgia, que segurou a mão da mãe e com muita paciência e amor, lhe deu todo apoio, e com a graça divina ela conseguiu passar por mais essa provação.
Muito importantes foram os amigos que se mostraram verdadeiros irmãos, e um exemplo é a Ivone, que pode estar conosco neste período difícil e que continua presente em nossas vidas. Assim como a família que demonstrou seu amor e apoio nesta situação. Pois nestas horas de dificuldades é onde vemos a importância de ter uma família unida.
Já tivemos problemas de malária (ou seja, malas na área) lá em casa, mas hoje percebo que foram experiências que de certa forma fortaleceram o relacionamento.
Com essa pequena trajetória podemos perceber que nem tudo foram flores no caminho que a Nida e o Sergio percorreram, mas sim foi uma caminhada de crescimento.
Meus pais formam um belo casal e com muita luta construíram uma família, não podemos dizer que parecemos família de margarina, mas somos uma família que se ama e se suporta, no sentido de dar suporte um ao outro.
E eu percebo que eles são muito melhores juntos, do que sós!

E por isso que temos como lema o versículo:
“Tudo posso Naquele que me fortalece.” De Filipensses 4.13

Nenhum comentário: